Rede IPS Brasil

Bem-vindos à página da Rede de Sociologia Política Internacional (Rede IPS Brasil)

O objetivo desta iniciativa, inaugurada em 28 de novembro de 2019 no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, é criar um espaço de reflexão e debates de temas da política mundial a partir das ferramentas conceituais e analíticas da IPS. Com esta iniciativa, queremos também difundir a dinâmica agenda de pesquisa impulsionada pelo campo e oferecer oportunidades para estudantes e acadêmicos apresentarem e discutirem seus trabalhos em um ambiente inspirado pela vocação crítica da sociologia política internacional.

A sociologia política internacional dialoga com diferentes perspectivas teóricas e metodológicas das ciências sociais a partir do espaço criado pela linhagem crítica na área de relações internacionais. O campo vem crescendo rapidamente desde a criação da revista IPS em 2006 e reúne mais de 700 acadêmicos de todas as regiões do planeta na seção da International Studies Association. Sua proposta visa tornar possível análises transversais da política mundial que ultrapassem os limites das práticas acadêmicas que dividem o interno e o externo e separam o internacional em níveis, escalas e temporalidades que reforçam desigualdades, estratificações e hierarquias.

  • i) Seminário doutoral: encontros bimestrais voltados a doutorandos que gostariam de ter trabalhos em andamento comentados, totalizando 04 encontros em 2020. Nesses seminários, os alunos têm os trabalhos debatidos por um comentador convidado e pelos demais membros do grupo. O edital pode ser visto aqui.
  • ii) Conferencias Temáticas: proposta de convidar um pesquisador especialista em algum tema específico da IPS para fazer uma apresentação para os membros da Rede e animar um debate.
  • iii) Workshops de Pesquisa: Apresentação e debate de trabalhos de pesquisa (artigos, papers) em andamento ou prontos para discussão coletiva. Uma proposta inicial é que estes workshops agreguem trabalhos que tratem de um tema da agenda mais ampla de pesquisa da IPS.

 

Entre em contato com a gente!
ipsrede@gmail.com

Twitter:
Acesse nosso perfil no Twitter.